Roteiros incríveis do artesanato pernambucano.

O Estado de Pernambuco possui uma riqueza cultural que vem desde o Brasil Colonial e deixou uma forte influência portuguesa, francesa, holandesa e inglesa. Depois vou escrever em outros posts alguns aspectos culturais pernambucanos que estão presentes até hoje na nossa língua, na gastronomia, nas festividades e até nas relações de trabalho. Mas quando o assunto é ARTESANATO, Pernambuco tem destaque internacional. Incluir no seu roteiro a Rota do Artesanato deixará a sua viagem ainda mais maravilhosa. Pode acreditar! O Blog Simplões de Viagem vai trazer agora para você roteiros bem específicos sobre o que há de melhor do artesanato pernambucano.

Gravatá e seus móveis rústicos

Um destino único no Nordeste para observar como Pernambuco tem uma diversidade de clima, gastronomia e arte é conhecer Gravatá. A cidade é o maior polo de móveis rústicos de Pernambuco e fica há 84 km da capital. Nada mal para quem curte uma decoração mais rústica com preços mais atrativos. Com uma arquitetura e gastronomia muito peculiar para a região, a sua visita será incrível. Conhecida como a Suíça pernambucana, você irá encontrar um clima mais ameno, bem diferente do calor do Estado devido à sua localização no Planalto da Borborema, ao lado da Serra das Russas e a variedade de chalés aconchegantes e lugares legais para comer um bom fondue. Gravatá também tem um roteiro de eventos muito agitado durante o ano e faz parte do Circuito do Frio. Pois é, agora você já sabe que Pernambuco tem um pouco do friozinho também.

Bezerros e a Xilogravura

Se você aprecia a Xilogravura (arte de fazer gravuras em relevo na madeira), visite a cidade de Bezerros há 109 km da capital. Não deixe de conhecer o Memorial de J. Borges & Museu da Xilogravura, conhecido internacionalmente. Nesse espaço, além de você apreciar os belos trabalhos do artista J. Borges, é possível comprar as peças. Muito admirado pelo Ariano Suassuna, o artista J. Borges é também cordelista e poeta brasileiro. Sua arte já foi exposta na Europa, ganhou o prêmio Unesco, saiu em matéria no The New York Times e foi um dos artistas escolhidos para ilustrar o calendário das Nações Unidas. Em 2019, o artista completou 80 anos e é considerado um dos patrimônios vivos de Pernambuco. Em Bezerros há vários ateliês com artistas que trabalham com a literatura de cordel que usam a xilogravura em seus folhetos.

Caruaru- O maior centro da Arte Figurativa das Américas

Quem disse que Caruaru só tem forró ? Localizada há 135 km de Recife, a cidade é a mais populosa do Estado e ganhou o título da Unesco como o maior centro de arte figurativa das Américas. Não deixe de conhecer o Alto do Moura e a incrível história do Mestre Vitalino  (1909-1963) , que se perpetuou com sua arte de bonecos feitos em barro, e o seu legado artístico foi deixado de geração em geração. Os preços são justos e a simpatia do povo nos encanta mais ainda. Além do Alto do Moura, visite a tão famosa Feira de Caruaru, considerada um Patrimônio Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Como retratou o grande Luiz Gonzaga em seus versos: ” A feira de Caruaru / Faz gosto da gente ver / De tudo que há no mundo / Nela tem pra vender(…)

Poção- A capital da Renascença

Há uma rota muito interessante de bordados em Pernambuco. A cidade de Poção, localizada no agreste pernambucano .é a maior produtora da renascença em todo o Brasil. A renascença é um bordado de origem européia que chegou no Recife pelas freiras e inicialmente foi ensinada nos conventos e colégios. Só na década de 30 a técnica foi introduzida na cidade de Poção. A produção do bordado tornou uma grande fonte econômica para muitas famílias da cidade. Por ser um bordado feito exclusivamente à mão, é uma renda muito valorizada e comercializada em todo o Brasil e também exportada para vários países.

Pesqueira – Terra da renda

Se você prefere uma maior diversidade de bordados, inclua na sua viagem uma parada na cidade de Pesqueira, continuando na BR 232. A cidade não fica muito distante de Caruaru, e tanto em Pesqueira como em Poção, você conseguirá bons preços e ainda bater um bom papo com as rendeiras da cidade. Afinal, quem não gostaria de comprar direto do artesão e ainda conhecer a sua cultura local ? Você também encontrará atrativos naturais , os famosos doces da terra, e um castelo muito inusitado. Quando o assunto for bordados, Pesqueira dispõe de uma maior variedade, inclusive a renascença.

Sertânia – Esculturas em madeira

É com muita satisfação que venho falar sobre a arte em madeira feita na minha cidade natal de Sertânia, localizada no sertão pernambucano. Você encontrará um polo de artesãos no bairro do Alto do Rio Branco, responsáveis pela confecção de lindíssimas esculturas em madeira, talhadas à mão, ou seja, uma arte estritamente manual, que retrata os personagens do homem sertanejo, animais, e muitas outras figuras da região. A arte é muito valorizada e é comercializada em todo o Brasil, exportada para vários países e também já esteve presente em cenários de novelas. Os Simplões de Viagem recomenda uma visita na cidade para apreciar onde tudo começou.

Tacaratu – A terra das redes

Conhecida como a “terra das redes”, a cidade de Tacaratu e seu distrito de Caraibeiras estão localizadas no sertão pernambucano, há 378 km da capital. Você encontrará a maior concentração de artesãos do ramo têxtil da região. A produção maior fica em Caraibeiras, e suas peças são distribuídas para todo o Brasil, sendo muito importante para a economia do município. Além das redes, também são produzidas lindas mantas, tapetes e outras peças feitas no tear.

Deixe um comentário